Sesc RJ

Amigurumi: trama que dá vida a bonecos e personagens

A designer Angelina Antonella, membro da comunicação da Sede do Sesc RJ, é uma artesã de mão cheia.

Nas horas vagas, ela se dedica à produção de bonecos de amigurumi, técnica japonesa para a criação de peças em crochê ou tricô. A trama de fios de Angelina dá vida a fofos unicórnios, dinossauros cheios de bossa, personagens conhecidos e, até mesmo, pequenas bonecas de santas católicas e árvores de natal. A produção de amigurumis começou há pouco mais de um ano, quando Angelina, que já fazia crochê desde a adolescência, quis retribuir a gentileza de uma amiga, e resolveu fazer um presente para ela com as próprias mãos. “Eu queria dar uma lembrancinha para uma amiga que me ajudou no processo de revisão do meu livro [Angelina escreveu um livro de contos e crônicas, que deve ser publicado este ano]. Então tive a ideia de fazer um Snoopy, personagem preferido dela. Como eu já sabia fazer crochê, pesquisei sobre o amigurumi e me aventurei na produção. Quando dei o presente,minha amiga acabou mostrando para outras pessoas, e, assim, comecei a receber encomendas”, contou. Além de deixar o mundo mais leve e feliz com suas criações, a prática dos amigurumis traz benefícios pessoais (além de um dinheirinho extra, claro) a Angelina. “Adoro ver os bichinhos tomando forma, ponto a ponto. Pessoalmente, fazer as peças me ajuda a controlar a ansiedade e me deixou mais paciente. Fico focada naquilo e esqueço o restante. Profissionalmente, essa atividade também me traz benefícios. Como sou designer, o exercício de criar as peças me estimula e abre minha mente para outras estéticas, o que faz com que o meu trabalho fique mais rico”, comentou Angelina. A corrente de boca em boca tem sido a principal fonte das encomendas de Angelina. Porém, os interessados em garantir um bichinho ou boneco amigurumi para chamar de seu também podem contatá-la e fazer encomendas no Instagram da Dona Crochelina (@d.crochelina).

Senac RJ

Imagem e estilo: confiança e autoestima

“Aproveitei minhas férias para me aprofundar na área de consultoria de imagem. Trabalhando em recursos humanos, sempre observei que, além da capacidade técnica fundamental a toda carreira, as pessoas poderiam comunicar e ter sucesso investindo em elementos capazes de valorizar características relevantes da sua personalidade por meio da imagem e, assim, se posicionar da forma como gostariam no mercado profissional e até mesmo na vida pessoal."

Potencializar qualidades e características individuais ou passar uma mensagem, por meio da própria imagem, adequada àquilo que se quer transmitir: para Juliana Vianna, esses são os superpoderes que a consultoria de imagem e estilo oferece para qualquer pessoa que pretende olhar para dentro de si e deixar vir à tona sua marca pessoal, com o máximo de originalidade. “Não se trata apenas de imagem, aliás. Trata-se, na verdade, de refletir melhor a essência de cada um, aquilo que somos e a que aspiramos nos tornar”, afirma Juliana, que há sete anos é colaboradora da Gerência de Recursos Humanos do Senac RJ. Foi por conta dessa crença, e por acreditar que a nossa apresentação pessoal vai além da superfície, tendo a ver com autoestima e autoconfiança, que Juliana decidiu levar a sério o interesse pela consultoria de imagem e estilo. “Aproveitei minhas férias para me dedicar em conhecer melhor esse universo e me aprofundar no tema. Trabalhando em recursos humanos, sempre observei que, além da capacidade técnica fundamental a toda carreira, as pessoas poderiam comunicar e ter sucesso investindo em elementos capazes de valorizar características relevantes da sua personalidade por meio da imagem e, assim, se posicionar da forma como gostariam no mercado profissional e até mesmo na vida pessoal”, disse. Para praticar e se sentir segura para atuar como consultora de imagem, Juliana contou com o apoio de amigos e familiares, a quem ofereceu seus serviços sem receber nada. O esforço deu certo! Hoje, ela se dedica à atividade nos horários em que não está atuando no Senac RJ, como relata: — Além da análise cromática, uma das fases mais conhecidas da consultoria de imagem, o serviço também inclui um diagnóstico de estilo, análise dos interesses da pessoa, considerando toda a rotina de vida dela, características que mais quer valorizar e que mais a incomodam, orientações sobre as peças do próprio guarda-roupa, para deixar o armário mais coordenado com a estratégia de imagem e trabalhar a consciência do cliente para compras mais assertivas, o que evita gastos desnecessários em longo prazo. Para quem quiser saber mais sobre imagem e estilo, Juliana dá dicas e truques em seu instagram. Segue lá: @juviannas

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