SESC

Tour virtual para compartilhar com os avós, amigos e família

Google Arts & Culture

Quando alguém me pede dica de programação eu, turismóloga, penso logo em opções de passeios e viagens. Mas em tempos de isolamento social, ampliei o olhar e adaptei as dicas para o conforto e segurança do nosso lar. Hoje em dia, temos a oportunidade de conhecer virtualmente milhares de lugares: cidades, museus, centros culturais, hotéis e parques… as possibilidades de passeios virtuais são infinitas. Pensando nas datas comemorativas do mês, o Dia Internacional da Amizade e o Dia dos Avós, escolhi compartilhar com vocês um site que possibilita diversão e conhecimento para dividir com a criançada, com os avós e com os amigos. O Google Arts & Culture, que oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo, lançou uma página muito interessante do querido Museu Nacional de História Natural da Quinta da Boa Vista, que hoje se encontra em recuperação do incêndio que o acometeu, em 2018. Entrando no link abaixo você terá a possibilidade de visitar virtualmente dez das exposições que existiam lá, com direito a guiamento por áudio-narrativas, que nos fazem viajar nas histórias contadas.
Depois do passeio virtual, que tal fazer uma chamada de vídeo com quem ama para trocar sobre as impressões que cada um teve da visita?

Acesse o site do Google Arts & Culture e a página do Museu Nacional no aplicativo.

Renata Pellegrino
Analista de Turismo da Unidade Sesc Ramos

Tour virtual no Museu Nacional
Google Arts and Culture

 

 

 


SENAC

Filmes para refletir sobre amizade

Adoro filmes que dão aquela chacoalhada e nos fazem parar para pensar. Quando terminam, deixam a gente completamente paralisado, digerindo a mensagem, ou, ainda, se acabado em lágrimas. São esses que ficam na nossa mente para o resto da vida.
Pegando carona no Dia Internacional da Amizade, que é celebrado em 30 de julho, me vem logo à mente fazer a sugestão de bons clássicos sobre o tema. Há muitos: Tomates verdes fritos (1991), Um sonho de liberdade (1994) e, em especial, Thelma e Louise (1991), em que duas amigas pegam a estrada juntas, vivem muitas aventuras, descobrem-se como indivíduos e levantam questionamentos sobre o papel da mulher em sociedade. É um daqueles filmes que deixam você de boca aberta quando acabam e provocam aquele silêncio na mente.
Os novos clássicos também estão cheios de boas películas sobre amizade, como O menino do pijama listrado (2008). Trata-se de um filme que une dois meninos de realidades opostas, ingênuos, e que trocam suas experiências infantis sem entender o contexto político e social em que estão inseridos.
Para fechar, minha última dica é Klaus (2019), uma animação belíssima, que trata de amizade, transformação, altruísmo e bondade.

Alessandra Nogueira
Supervisora Técnica do Eixo Produção Cultural e Design
Unidades Botafogo e Copacabana

 

Veja também a dica de programação de junho ;)