Sesc RJ

Na foto, o filho de Juliana, João (5 anos), curte um recurso de realidade virtual durante o passeio pela Biblioteca à Noite!

Para estimular o gosto pela leitura

Que as crianças dessa geração já não processam as informações como a gente, nós já sabemos. Então como entreter esses pequenos diante de um mundo de possibilidades e que gira em uma velocidade incalculável? Como fazer uma criança prestar atenção em um livro, quando existem outras tantas distrações mais chamativas?

A Sala Educativa do projeto A Biblioteca à Noite, iniciativa aqui mesmo do Sesc RJ, propõe algumas soluções para essas questões. São seis estações para diferentes idades com atividades que unem literatura e tecnologia. Livros interativos que estimulam o protagonismo das crianças, oferecem mecanismos de realidade aumentada, histórias que mesclam imagens e leitura e até jogos em realidade virtual. 

Entre resolver um mistério por meio de códigos e charadas e livrar uma biblioteca de traças engraçadas, atividades lúdicas propostas pela iniciativa, o espaço é diversão pura e garantida para a garotada.

A Biblioteca à noite: em cartaz até 26 de janeiro de 2020 no Sesc Copacabana. Para saber mais: clique aqui.


Juliana Bastos da Costa
Assessora da Gerência de Cultura Sede Flamengo

Senac RJ

Leila, o marido, Philipe Kling David, e o filho, Davi Bruzzi Kling David (7 anos), no borboletário do Museu da Vida

Piqueniques, trilhas ou museus: escolha a sua para o Dia das Crianças!

Sou mãe e educadora e sempre busquei momentos de integração para a minha família em espaços de lazer que permitissem a atividade física, o desenvolvimento cultural e as aprendizagens lúdicas. Temos o hábito de realizar piqueniques e o nosso espaço favorito é o Parque da Cidade, na Gávea. Gostamos de acampar, passear, fazer trilhas, conhecer museus e visitar exposições. A última trilha que fizemos foi no Morro das Andorinhas, em Itaipu (Niterói, cidade em que moramos). O Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio sempre estão incluídos em nossos roteiros, até porque, aproveitamos para um passeio de patinete elétrico pelo Porto Maravilha e para apreciar o pôr do sol da Baía de Guanabara. Recentemente visitamos o Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz. Foi um dia incrível! A foto registra o momento em que entramos no borboletário. Foi mágico! Aproveitar sábados, domingos, feriados e férias em família para realizar esses passeios e descobertas nos alegra e motiva! Esperamos que vocês possam aproveitar essas dicas para um lindo Dia das Crianças em família!

Leila Nivea Bruzzi Kling David
Coordenadora Acadêmica
Faculdade Senac RJ